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ISSN: 2359-0211

2015 - Mesa 8: Religiosidades e Práticas de Devoção

Debatedores: Gabriel Banaggia (PPGAS/MN) e Edilson Pereira (UERJ)


A relação do Pai de Santo com o Altar da Cabocla Mariana
Anderson Lucas da Costa Pereira - PPGAS/MN


Resumo: Como são produzidas, sentidas e compreendidas as relações entre o Pai de Santo do Terreiro de Mina Santa Barbara com o Altar da sua entidade a Cabocla Mariana? Esta é a pergunta que orienta o material etnográfico deste trabalho. Acerca das manifestações religiosas Afro-brasileiras, apresento alguns resultados da análise sobre o uso e significados dos Objetos Sagrados em um Terreiro de Umbanda localizado na Cidade de Santarém (PA). O estudo vem permitindo entender a conexão do Pai de Santo com as forças da Cabocla Mariana. Na perspectiva do sacerdote os Objetos localizados em espaços considerados Sagrados emanam forças que influenciam comportamentos, sentimentos e sensações, desempenhando um importante elo na vida social do grupo religioso.

Palavras-chave: Altar, Objetos, Religião.


O sistema terapêutico entre os fuqaha no mausoléu de Sidi Ali ben Hamdouche, Marrocos
Bruno Ferraz Bartel - PPGA/UFF


Resumo: O artigo analisa os princípios operativos das práticas de cura dos fuqaha (especialistas religiosos islâmicos) atuantes no mausoléu de Sidi Ali ben Hamdouche, um importante santo da província de Meknes-Tafilalet, no Marrocos. Os meus argumentos procuram descrever que os símbolos e as ações rituais existentes atuam em parceria com as dimensões sensoriais, emotivas e cognitivas dos indivíduos que buscam, em tais praticas, uma “experiência terapêutica”. Os diferentes níveis de mobilização realizados pelos especialistas religiosos no mausoléu de Sidi ‘Ali estabelecem uma comunicação com os peregrinos que expressam as mais variadas formas de reconhecimento de eficácia e de devoção.

Palavras-chave: Islã, sistema terapêutico, eficácia.


Sancta María, ora pro nobis: o culto à Virgem e a guerra contra o Malassombro
Cauê Fraga Machado - PPGAS/MN


Resumo: Na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, em Baturité/CE, o ofício à Imaculada Conceição cantado em antífona é prova de fé e devoção que tem lugar todas as quintas-feiras na Capela local, cuja Padroeira é exatamente Nossa Senhora Conceição. A denominação nativa para o Ofício é “Santo Ofício”. Nele, além da ladainha, do Pai Nosso, da Ave Maria e de outras orações, é momento da “Comunidade” conversar sobre problemas cotidianos, dar e ouvir conselhos para melhor seguir o caminho de Maria e de Jesus Cristo. No mês de maio e na semana que antecede o dia 8 de dezembro (data consagrada à Virgem Imaculada), a ladainha é cantada em latim, herança da tradição iniciada por “Mãe Feliciana”, ancestral que fez da benzedura e dos partos seu ofício para curar e ajudar homens e mulheres do Evaristo contra infortúnios nos corpos, assim como para o bem nascer de grande parcela da população local, o que a deu o título de “Mãe”. Mas benzer não foi o bastante, a Serra do Evaristo, tomada por malassombros na forma de bebedeiras, brigas, visagens, besta-fera, o cão, pedras, luzes e barulhos, necessitava de guerra maior contra o adoecimento coletivo dos corpos e do território. Deste modo “Mãe Feliciana” instaurou o Santo Ofício como forma de luta contínua contra o Mal e de controle da vida espiritual da comunidade através das forças manipuladas pela devoção e fé para enfrentar e combater os “existentes” que se apresentam ainda hoje como malassombros, pregando peças, assustando, adoecendo, fazendo brigas e matando. Esta comunicação versa sobre essa prática de cura espiritual e devoção. 

Palavras-chave: Ofício de Imaculada Conceição, Malassombros, Cura, Devoção.


Culto doméstico a Cosme e Damião em Cachoeira/Bahia
Luísa Mahin Araújo Lima do Nascimento - PPGCS/UFRB


Resumo: O presente trabalho faz uma reflexão do culto doméstico aos santos católicos Cosme e Damião na cidade de Cachoeira, Recôncavo da Bahia, sob a perspectiva do catolicismo popular. De caráter polissêmico, esta manifestação é marcada pela presença do candomblé e da umbanda, possuindo diversas maneiras de expressão. Numa análise desta polissemia, com abordagem etnográfica, o estudo se pauta em memórias orais de devotos, parentes de realizadores do culto e pessoas de notório saber sobre o assunto. Esta pesquisa, em desenvolvimento no mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tem como escopo investigar a dinâmica antropológica e sociocultural do culto aos gêmeos em Cachoeira, compreendendo os mecanismos que permitem a sua permanência, incluindo as ressignificações, e seus rituais simbólicos. Especificamente, busca-se explorar a diversidade de experiências do culto nesse universo polissêmico, complexo e multifacetado. 

Palavras-chave: Culto doméstico à Cosme e Damião; Catolicismo popular; Religião afro-brasileira.


Será que Deus está ficando surdo?
Artur Costa Lopes - PPGM/UFRJ


Resumo: Essa pesquisa busca apresentar, a partir da etnomusicologia e da teologia, uma análise sobre as possíveis relações entre som e silêncio em algumas igrejas evangélicas de Duque de Caxias (Rio de Janeiro). O objetivo é dialogar com esses locais, para entender as concepções de volume e negligência (por vezes desprezo) pela “ausência” sonora. Dessa forma, a pesquisa tem como premissas três questões: Como o silencio é percebido e negligenciado pelos membros? Qual a implicação do som (com volume alto) em locais com dimensões pequenas/médias para os membros? Qual a diferença do som produzido nas igrejas evangélicas com relação a outras religiões vizinhas?Através das ideias de Murray Schafer, (paisagem sonora) e Ricardo Mariano, com relação aos costumes evangélicos no Brasil, a metodologia foi construída a partir de entrevistas com membros das seis igrejas analisadas, distribuídas entre pentecostais e neopentecostais, em diálogo com a literatura acadêmica sobre o tema, além de análise sonora desses ambientes.

Palavras-chave: Silêncio; igrejas evangélicas; etnomusicologia.